sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como divulgar seu conteúdo na internet

                                Você sabe como divulgar seu blog ou canal? 




A princípio eu não vi muita lógica em postar um conteúdo referente a esse assunto tendo em vista que meu blog é pequeno, mas assim como qualquer blogueira iniciante eu sempre procuro formas de divulgação. Então vou compartilhar algumas dicas com vocês.

 Grupos no Facebook: Isso parece bem clichê, mas no facebook você encontra inúmeros grupos para divulgação de blogs. Uma dica legal referente a isso é procurar também por grupos relacionados ao assunto do seu post, por exemplo, caso o seu conteúdo seja sobre maquiagem, pode divulgar em grupos de maquiagem também, caso o seu conteúdo seja sobre jogos, pode procurar grupos referentes a jogos, e assim por diante;

Sites para postagem automática no Facebook: Vamos supor que você esteja participando de 50 grupos no Facebook, ir publicando de um em um vai ser bem cansativo, para facilitar esse processo, existem sites e programas de divulgação automática, neles você também pode programar para que seus posts sejam exibidos em horários diferentes. O RiqueSoft, por exemplo, é um site com essa finalidade;

 Google+: Quando soube dessa possibilidade inicialmente eu fiquei perdida. O Google+  não é uma rede social que utilizo muito, então não tinha noção de como funciona. Mas lá existem comunidades de divulgação, e você pode usar da mesma maneira que utiliza os grupos no Facebook. Quanto mais pessoas alcançar a sua divulgação melhor;

 Instagram: As pessoas são muito visuais, vêem uma foto e tem mais interesse pelo conteúdo. Você pode criar um instagram para o seu blog, ou usar o insta pessoal, compartilhando imagens referentes ao post e aproveitar as legendas para falar um pouco sobre o assunto do mesmo, fazendo uma chamada atrativa. Uma dica é usar hashtags relacionadas ao assunto da sua postagem;

 Twitter: Uma coisa muito legal dessa rede social é a interação, mas é algo que não vai dar muito retorno caso você use apenas por conveniência. No twitter do seu blog você pode postar pequenas dicas ou comentários referentes a um evento ou post, adicionando imagens, fazendo reflexões e etc;

 Pinterest: O Pinterest funciona da seguinte forma: nele você compartilha e deixa exposto tudo o que viu na internet e gostou, como por exemplo: textos, vídeos, imagens e etc. O legal é que você pode compartilhar o conteúdo do seu blog e visualizar os assuntos mais compartilhados;

 Agregadores de Links: São sites especializados em publicar vários links de artigos ou posts de sites e blogs diferentes em um único lugar. O Bloglovin, por exemplo, é um  agregador de conteúdo;

 Comentar em outros blogs: Acho que essa é uma das melhores formas de divulgação, desde que o seu comentário não seja um spam. Visite o blog ou canal de alguém, leia o post ou assista o vídeo, caso você goste deixe um comentário dizendo que gostou por "..." ou faça um crítica construtiva relacionada aquilo. Ou seja, só faça o comentário caso haja identificação, curiosidade e/ou possa agregar algo ao assunto. A pessoa vai ver o seu interesse e vai querer dar uma olhada no seu conteúdo também. Não adianta comentar  por obrigação esperando algum retorno;

Expor o link do seu blog: Essa parte é muito importante para que possam encontrar seu blog, então vale deixar o link abaixo do seu comentário num blog, nas redes sociais, em comentários pertinentes a divulgação e assim por diante, mas como eu já havia dito, não mande um spam.

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Que ótimo, fico feliz que tenha gostado das dicas <3

      Excluir
  2. amei as dicas! Meu blog é bem pequeno e eu só divulgo no face e tt. Vou tentar usar mais o Google+, mas estou bem perdida hahah Uma coisa que já vi falarem é deixar o link do seu blog no final de um comentário, mas só adianta quando o comentário tem sentido, como você disse, e eu já peguei mania de fazer isso haha. Sucesso com o blog! Bjs
    marihmania.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, muitíssimo obrigada! Fica tranquila, no início sempre é mais complicado e ficamos sem saber por onde começar, mas toda dica é útil e adaptável. Obrigada por me lembrar quanto a deixar o link, eu adicionei essa dica ao post graças a você, pois havia esquecido, e é fundamental. Sucesso com o seu blog também. <3

      Excluir
  3. gostei! comentário spam é chato mesmo, mas não acontece só em blog, acontece também no face e no youtube... eu sigo uns 3 ou 4 grupos de divulgação no face, não sigo comunidades no G+, vc indica alguma? vou tentar essas que vc disse! tenho um blog junto com uma amiga, e um canal no youtube, o conteúdo é pro publico feminino, se puder de uma olhada, o nome e www.blogoutspoken.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente tem spam até em grupos no whats, bem desagradável.
      Na, no facebook tem vários grupos, acho que se você participar de mais alguns poderia te trazer um retorno maior. No Google+ tem várias, eu indico a depois dos quinze.Tenta pegar um nicho, por exemplo, se você fizer um post dando dicas de cabelo procura uma comunidade/grupo sobre cabelo e divulga.
      Vou olhar sim, espero que as dicas te tragam um bom resultado, sucesso ^-^

      Excluir
  4. Oba, adorei as dicas
    vou tentar sim *-*
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Dicas bem pertinentes, mas ainda não consegui decifrar esse Bloglovin haha Adooorei esse site que posta automaticamente, acredite, eu postava em grupos um por um hahaha
    Obrigada pelas dicas
    Beijoos
    http://keziamesquita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado espero que te ajude ^^
      Vou fazer um post mais detalhado explicando sobre o Bloglovin.

      Excluir
  6. de tudo isso só não uso o pinterest. e o negocio de postar nos grupos, super legal, nao conhecia nao, vou testar AIEHRIUHAERIU
    e sei la, sempre passo comentar e tal, mas nunca deixo meu link no comentario, fico sem graça sei la, parece que tô querendo forçar a pessoa a visitar o meu, sabe? aí acabo só comentando com o meu perfil logado mesmo, será que to fazendo errado? o pessoal não acha chato? hahaha
    obrigada pelas dicas, todas ótimas!
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho chato desde que a pessoa faça um comentário pertinente e mostre que viu o conteúdo, ou seja, só acho chato quando é um spam. Vamos supor que eu tenha me identificado com o comentário e queira conhecer o blog ou canal da pessoa, com o link facilita, da mesma maneira que um leitor pode se identificar com o comentário e também querer conhecer, no seu caso é mais fácil porque o nome do seu canal é o mesmo que você usa como o nome de usuário (viu, eu fiquei curiosa e fui dar uma pesquisada), mas se não fosse assim eu ia ficar perdida quanto a te encontrar.
      Obrigada, espero que as dicas te ajudem <3

      Excluir
  7. Oi Letícia! Olha eu aqui de novo :) Adorei suas dicas e esse site que você passou que facilita o trabalho postando nos grupos, meu deus, como nunca descobri antes? Eu sempre divulgo no G+ e visito blog, no face só divulgo em um grupo porque tinha preguiça, mas agora esse programa facilitou tudo :) Sobre o SPAM, nossa, eu fico bem com vergonha alheia de quem nem lê o post e vai comentando qualquer coisa deixando o link, ainda bem que no meu blog até então só tá visitando e comentando gente de bom senso.
    Ótimas dicas, gostei muito e estou agradecida pela indicação do programinha.
    Beijos!

    Wishlist: lançamentos Editora Draco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, fico feliz que você tenha gostado, retornado e conhecido coisas novas, é sempre bom encontrar algo para facilitar, né? O que eu mais gosto de fazer além de publicar em grupos é visitar outros blogs, com o G+ eu confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade.
      Quanto a spam, também sinto vergonha alheia, triste que a pessoa deixa tão óbvio que faz comentários desconexos ao post.

      Excluir
  8. Adorei as dicas. Ja anotei o que preciso melhorar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas e vou usar todas!
    ..e vou usar essas redes q vc indicou tbm obg

    Www.dricacombatom.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz que tenha gostado espero que te de um bom retorno ^-^
      Bjs.

      Excluir
  10. Ótimas dicas, nunca é demais aprender sobre divulgação ! Já que nós blogueiras sempre temos que buscar melhorar! Beijos e sucesso ♥ http://www.alicesantana.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice (adoro esse nome, acho lindo). Sim, realmente é sempre bom aprender coisas novas sobre esse assunto e muitos outros.

      Excluir
  11. Adorei Letícia! E uma dúvida: eu sempre quis conhecer essas comunidades do Google +, porém nunca as encontro! Como você fez para encontrar? Rs
    Parabéns pelo blog, beijos, Gaby.

    www.gabrielydrodrigues.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado <3
      Gabi eu vou fazer um post explicando melhor só sobre o Google+, quando comecei a divulgar também fiquei bem perdida, pois não é uma rede social que utilizo muito.

      Excluir
  12. Amei! Eu usava apenas umas duas ou três das que foram mencionadas e adorei conhecer mais formas de divulgar, como por exemplo, esse site que posta automaticamente nos grupos do Facebook. Que preguiça que me dá quando tenho que fazer isso hahahaha muito obrigada mesmo1 Amei esse post e o blog como um todo. Parabéns, muito sucesso ❤

    rderomantizar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Saamy! *-* Fico feliz que tenha gostado.
      Realmente da preguiça D: e cada dia surge um grupo novo e a gente costuma pensar, melhor eu participar, quanto mais maior o retorno, depois não sabemos por onde começar.

      Obrigada, para você também! Beijos ^^

      Excluir
  13. Gostei bastante das dicas! Uso algumas dessas formas muito mal usadas. E com certeza vou experimentar esse Group Cron! Da muito trabalho divulgar em cada um! auhhua
    Bjs
    www.marialowen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh ^-^ fico feliz que tenha gostado e que elas tenham ajudado! Beijos.

      Excluir
  14. Lê (já me sinto íntima haha), adorei o post!
    Eu divulgava o blog só nos grupos do facebook e no pinterest, nem tinha pensado em começar a divulgar no twitter e no instagram, sua postagem abriu meus olhos e vou começar a divulgar em outros meios para alcançar mais pessoas <3
    Beijão!
    Sem ser Blasé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, relaxa kkkk ^-^
      Que ótimo, fico feliz de ter ajudado e que tenha gostado do post, realmente quanto maior for o número de redes onde você divulgar, melhor. Eu, por exemplo, prefiro o Facebook ao Google+ (não quanto a divulgação, mas quanto a uso pessoal), mas tem quem prefere o oposto, então é sempre bom estar por todos os lados.
      Beijos. ^-^

      Excluir
  15. oi linda
    adorei as dicas tbm sou blogueira iniciante então sempre gosto de saber mais e tá antenada nesse mundo da blogosfera.
    bjos
    www.bonequinhaadeluxoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Fico feliz que tenha ajudado, é muito bom conhecer novas formas de divulgar o nosso trabalho, como tudo isso vem crescendo, com certeza terão muitas outras formas de divulgação.
      Beijos.

      Excluir
  16. Gostei muito da dica do Google+, nem sabia que existia grupos de divulgação lá. Muito legal saber disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sophia! Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado, vou fazer um post explicando melhor sobre o G+, muitas pessoas tem me procurado relatando dificuldade de encontrar as comunidade, e realmente eu também tive, além de ser pouco utilizado tem recursos dos quais não conhecemos.
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita!