domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como organizar os estudos

Pronto! Você piscou e suas férias acabaram, o descanso acabou, a volta as aulas já está batendo na porta para te tirar da cama, e então se lembra que não colocou as séries em dia, não leu tudo o que pretendia, mas prometeu ser mais organizada esse ano. 
Eu não sei vocês, mas comigo é sempre assim... O  ano começa, e vem aquela empolgação, vontade de querer tudo ao mesmo tempo! Não sei, talvez seja um desejo de que o ano valha a pena. Mas eu costumava ser BEM desorganizada, do tipo que protelava até onde dava, e essa coisa de fazer tudo ficava só na vontade mesmo. 
Tendo em vista o quanto isso me prejudicou, passei a me preocupar mais com organização, e hoje em dia isso não fica só na vontade ou na lista de metas de ano novo.

Então aqui vão algumas dicas de como organizar os seus estudos:

- Organize seu cantinho de estudosSeja no seu escritório, quarto, sala, ou cozinha, deixe seu local de estudos organizado, dê uma limpadinha antes de começar, porque é este local que vai te acolher num momento que pode estar sendo desgastante e você precisa de foco, coisa que é difícil ter quando você olha ao redor e está tudo sujo ou bagunçado. Não tenho paz para estudar em casa, e agora? Caso você não consiga estudar em casa por falta de tempo, barulho ou qualquer outro motivo, pode ir até uma biblioteca, parque, centro de estudo, qualquer lugar que tenha paz. É claro que nem sempre dá para sair de casa. Sendo assim você pode fazer isso em dias que pretende fazer uma revisão, por exemplo. Pode também chegar mais cedo na faculdade se possível, ou até mesmo ir num sábado;

- Revisão: Durante a aula, em frente aos slides ou lousa cheia de conteúdo, você acredita estar entendendo tudo. Mas e quando está só você e seu caderno, como fica? A revisão é super importante! Assim, você pode confirmar se entendeu, e mesmo que tenha entendido, é bom reafirmar a informação, porque com tanta matéria podemos acabar esquecendo, então separe um dia da sua semana para fazer uma revisão;

- Anotar dúvidas: As vezes durante a aula você só concorda com tudo, e ao fazer uma atividade qualquer vê que não entendeu algo muito bem. Por isso é importante sempre anotar suas duvidas, seja durante a aula, ou ao chegar em casa. Pode pesquisar na internet e depois conversar com seu professor sobre isso;

- Resumos:  Quando precisamos estudar para uma prova, fazer uma atividade ou exercício, as vezes é TANTO conteúdo que ficamos cansados só de olhar. Por isso quando estiver fazendo sua revisão, é muito bacana fazer pequenos resumos. A informação vai estar mais fresca e será mais fácil. Assim, quando precisar já vai ter algo mais mastigado e ganhará tempo;

- Cronograma de estudos: Isso com certeza, quem está na época de vestibular está cansado de ler ou ouvir, um cronograma de estudos é ajuda a manter o foco, principalmente para os que estão se preparando para o vestibular sozinhos e não sabem por onde começar. Com ele você irá definir, como, quando e o que irá estudar, separando por horários, dias e assuntos, você vai adapta-ló de acordo com a sua rotina e necessidade, por exemplo, tenho mais dificuldade em matemática então vou estudar 2 horas por dia, já biologia tenho menos, então vou estudar 1h por dia; 

- Formule perguntas: Uma dica bem legal na hora de estudar para uma prova é, depois de ler e escrever sobre o conteúdo, formular várias perguntas sobre o mesmo, e responde-las de forma correta, depois pedir para alguém te perguntar e você responder sem que você as veja, para ir treinando e ver se tem tudo na ponta da língua;

- Não protele!: A gente sempre acha que tem um jeitinho pra tudo, mas  ideal é começar o quanto antes, um trabalho por exemplo, seja ele pequeno ou grande, porque depois são tantas coisas pra fazer, provas para estudar fora sua vida pessoal, que você entra em crise, pelo menos eu entro, se você não em ensina como faz kk, mas o lado bom de começar cedo, principalmente tarefas grandes é poder dividi-las, assim irá terminar sem sentir tanto o peso delas;  

- Planilhas: Fazer uma planilha de estudos facilita muito a vida, acreditem se quiser, eu sou um pouco perdida com agendas de data, por exemplo, tem um trabalho para entregar na data X então escrevo isso na data X, depois os dias vão passando e esqueço que tem algo anotado lá. Com a planilha você vai ter tudo anotado numa folha só e sabe se que tem algo é só ir direto lá! Você pode fazer isso de forma semestral, anotando as datas dos trabalhos, provas e, atividades. Ou de forma semanal, anotando os assuntos que precisa estudar, atividades e eventos da semana, como palestras, e etc;

- Lembretes: Acho super válido anotar coisas que precisa fazer, até por exemplo tirar xerox ou imprimir algo. Eu sou fã de Postit, mas você também pode usar uma listinha, por exemplo lista da semana;

- Passar a matéria a limpo em casa: Sempre fui do tipo caprichosa, ou pelo menos no primeiro mês de aula, mas confesso que na faculdade é tanta matéria, que cada letra parece ser mega importante! Junto a isso, dependendo da aula também são tantos materiais e livros que o peso da mochila é um desgaste. Sendo assim, levar apenas um caderno e escrever a lápis é uma boa opção, posso escrever rápido e não me preocupar com os erros, fazer desenhos ou rabiscos, que me ajudem a compreender a matéria. Chegando em casa, eu passo a limpo para um outro caderno, com mais tempo e capricho, faço isso olhando os slides da aula e eu se lembrar de algo além posso anotar como um lembrete, então acaba sendo uma revisão, posso pesquisar coisas que não entendi, anotar dúvidas, e etc;

- Matéria atrasada: Não deixe a matéria atrasar, eu sei que dizer isso parece óbvio, mas tem sempre aquele resumo que esquecemos de anotar, aquele exercício que protelamos e no final pegamos de alguém quando chegamos na sala, ou aquela matéria que falta por em ordem. Isso é bem prejudicial, quanto mais matéria for acumulando, menos você vai entender da aula, e ai quando vê está totalmente perdido, então se foi pedido, faça e entregue o quanto antes;

- Anote o que foi feito: Em meio a tantas coisas, as vezes nos sentimos perdidos, então é sempre bom ter uma listinha com tudo o que foi feito e entregue, fora que da aquela sensação de produtividade;

- Aplicativos para se organizar: Uma coisa que sempre temos em mãos é o celular, certo? Então nada melhor que usá-lo da melhor forma possível, aqui no blog eu tenho um post com dicas de aplicativos para se organizar, e o legal é que você vai receber os lembretes no seu celular te avisando das tarefas para você não perder nenhum prazo ou não deixar nada em cima da hora. 

- Pastas: Se tem algo que da desespero é precisar de uma coisa e não ter noção de onde colocou, seja um documento, ou até mesmo uma prova, ou atividade. É muito importante guardar até mesmo as que já foram entregues, assim você pode revisar, tirar dúvidas e até mesmo fazer uma comparação. E claro, as que precisam ser entregues, então é ótimo sempre deixar na pasta, assim não tem erro! Principalmente as que tem várias divisórias, assim pode separar por matéria, deixar seus trabalhos prontos e levá-los organizadinhos para a faculdade ou escola; 

- Economize espaço: Nós mulheres, principalmente, amamos sair de casa levando metade dela, acreditamos que isso é ser precavida, e muitas vezes é! Mas economize espaço ao máximo, leve apenas o necessário, nunca esqueça de levar uma blusinha de frio, guarda-chuva, organize sua necessaire e leve uma bem pequena com o necessário. Ah lê, mas eu nunca sei se vou precisar disso ou daquilo, por que não levar tudo? Nunca se sabe quando vai precisar pegar um livro na biblioteca, ou trazer algum material do curso, e ai você vai voltar pra casa morrendo, isso se tiver espaço na mochila pra tanta coisa;  

- Gravar a aula: Quando digo isso, me refiro a fazer uma gravação de voz da explicação, assim você pode escutar quando for estudar, caso queira gravar em vídeo é necessário pedir a autorização do professor e as vezes até da escola ou faculdade; 

- Grave sua voz: Algo que faço sempre que tenho uma prova ou apresentação, é após ler o conteúdo escrever uma explicação dele para mim mesma da forma mais compreensível possível, ou escrever da forma como quero apresentar, depois ler em voz alta enquanto gravo e ir ouvindo ao longo do dia, até mesmo no percurso até a faculdade, ou trabalho.

Além de tudo isso, também é importante esquecer as redes sociais enquanto estuda e ter tempo para se focar em VOCÊ e em sua vida pessoal, assim pode ser produtivo sem deixar de respirar. Mas e ai, tem alguma dica especial? Compartilhe aqui embaixo, vou adorar saber!


71 comentários:

  1. Oi oi, tudo bem?
    Não sou lá uma pessoa muito organizada, mas quando se trata de estudo é preciso ser. Suas dicas são muito úteis, e a melhor delas, em minha opinião são os RESUMOS! Eu consigo estudar e entender bastante com os resumos que fazia durante a aula, no caso, minhas anotações.
    Eu ia prestando atenção e explicando com as minhas palavras e do meu jeito. Depois era meio mágico como eu entendia bem melhor kkkkkkk
    Organização é tudo! Nos dá a oportunidade de um estudo bem melhor.
    E para isso, sem preguiça, né? O mais importante hahaha
    beijos ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada!
      Eu concordo com você, os resumos são muito importantes, além de ajudar a fixar o conteúdo, ajuda também quando não temos tempo de ler todo aquele textão.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oii, tudo bom?
    Foi-se o tempo que eu ficava animada com início de ano e início das aulas, haha, hoje em dia é só dor e sofrimento. Não sei se é porque eu estou cansada da faculdade e tudo mais. Todo início de ano só penso em como passar direto e não ficar de final em nenhuma cadeira.
    Mesmo assim, achei suas dicas muito legais e a maioria eu já faço sim, sempre anoto duvidas e escrevo praticamente tudo o que o professor fala.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu estava SUPER empolgada, mas mal começou e já tinha tanta coisa pra eu fazer que baixei a bola.

      Excluir
  3. Na faculdade costumo usar uma agenda para me organizar, anoto datas e conteúdos de trabalhos e provas, assim sei o que fazer primeiro. Também faço resumos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que uma agenda também é super bacana, mas acredito que também pode acabar sendo um peso a mais, fora que muitas vezes podemos não olhar, já o celular está quase sempre em mãos.

      Excluir
  4. Eu utilizo uma agenda/ caderninho de anotações e faço observações em forma de resumo, ajuda muito e manter tudo organizado também!
    Adorei as suas dicas, na faculdade acho bem pratica a organização, mas no final de semstre nada resolve, rsrsrs.
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mais importante é não protelar, mas as vezes são tantos afazeres que não tem como né? Eu mesma falhei feio nessa etapa :/

      Excluir
  5. Muito interessante o seu texto! Já parei de estudar.rsrs Deveria voltar, quem sabe fazer a minha pós.Olha gostei da dica dos aplicativos, na minha época isso não existia. Vou vê depois.
    Aliás irei voltar aqui com mais calma. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim! Acho muito bacana voltar a estudar, principalmente se especializar em algo

      Excluir
  6. Oii, estou indo para o último ano do ensino médio e tenho que estudar muito pra conseguir passar na facul que eu quero, amei as dicas e até salvei o link pra não esquecer HAUAHAUA <3
    Www.sabrinadventures.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Tudo bem? Vou dar algumas dicas para pré vestibular espero que ajude <3

      Excluir
  7. Eu já tentei me organizar, mas acredita que eu me dou melhor com a bagunça? kk, pois é, se eu me estipular um horário, ou fazer algum tipo de grade de estudos, qualquer coisa, eu acabo me sabotando e não estudo é nada! Acho que tenho um leve deficit de atenção, kk, mas gostei da dica de gravar os estudos para e ouvir, é uma excelente ideia!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! kkk
      Eu entendo você, porque acho que o importante é se entender, se está organizado ou não o importante é se achar... Quando as minhas coisas estão bagunçadas eu fico pensando tanto na bagunça que travo.

      Excluir
  8. Várias dicas boas <3 Gosto muito de passar a matéria a limpo! Como você disse, na faculdade, cada letra parece mega importante haha E aí fazemos umas anotações loucas! Umas duas semanas antes das provas, eu começo a passar tudo isso para word, porque relendo, reescrevendo e organizando eu gravo muito mais fácil :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu apenas digitar vai no automático e eu não entendo nada? Quando vejo acabou e é como se eu não tivesse feito nada D: entro em desespero! kkk

      Excluir
  9. Adorei as dicas! Preciso ser mais organizada e dedicada aos estudos, mas organização e eu não combinamos muito, hahahah. Fazer resumos pra ficar mais fácil na hora de estudar realmente é muito bom! Sempre estudo assim, sempre passo matéria a limpo também pra poder memorizar algumas coisas, mas sou MUITO falha em diversas coisas na hora de estudar, mas pretendo mudar isso. Arrasou nas dicas, parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, flor! Eu também sou desorganizada em várias coisas mas é uma tentativa constante. Obrigada pela visita, espero que tenha ajudado <3

      Excluir
  10. Eu sempre fui muito organizada com os estudos sempre fiz o que está escrito, mas pra mim o que foi chave pra ajudar sempre foi os resumos, eu acredito que você quando reescreve tudo que precisa saber fixa mais na mente! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, esse ano começa a Faculdade e eu estou super nervosa!
    Nunca curti muito esse negócio de estudar de qualquer jeito, eu preciso de um lugar calmo e limpo pra fazer isso, kkkkk. Adorei suas dicas e já estou preparando meu cantinho aqui em casa =)

    www.blogminhaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Depois que entrei na faculdade passei a ser uma pessoa 100% organizada com meus estudos, normalmente sigo as dicas que você deu, sempre faço cronogramas e calendários se tornam os meus melhores amigos ♥ hahahaha foco em você e nos estudos é importantíssimo, se eu pudesse voltar para o meu ensino médio faria algumas coisas diferentes. Beijao e sucesso pra voce ♥

    MY LIFE AS KARINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Eu adoraria voltar não só para o Ensino Médio, até antes... Mudaria não só a forma como me organizo, mas tantas coisas...

      Excluir
  13. Oi!
    Depois que entrei pra faculdade eu comecei a me organizar mais e, apesar de não querer continuar no meu curso, acredito que tudo o que aprendi no quesito organização vai me ajudar muito em qualquer coisa que eu queira fazer. Gravar a própria voz é realmente muito válido e fazer resumos também (isto eu já fazia no ensino médio porque os professores obrigavam, hahaha).
    As dicas são ótimas! Boa sorte nos estudos e sucesso! <3

    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito boa suas dicas, pena que eu não estudo mais. Se eu tivesse tido essas dicas na época que estudava tudo teria sido bem melhor, porque eu sou meio desorganizada. Mas se eu um dia eu voltar a estudar com certeza seguirei essas dicas.

    Beijos:*
    www.escritasnachuva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Espero que se você voltar elas realmente ajudem <3

      Excluir
  15. Adorei as dicas, eu quando preciso me organizar respondo boa parte das tarefas no colégio, assim quando chego em casa posso cuidar de meu blog sem me importa com o tempo gastado.

    www.deivysonluan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades colégio <3 é muito bom se organizar desde essa época :) Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Eu sou a louca dos resumos, eles são até requisitados na sala de aula na hora de estudar para a prova.
    Também me organizado com anotações para não esquecer o que preciso fazer, pesquisar, tirar dúvidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na faculdade é complicado não fazer resumos, né? Parece que a gente nunca sabe o bastante, sempre da aquele medinho! kk

      Excluir
  17. Adorei suas dicas, eu digo que vou me organizar e não tem jeito, não rola. Todo começo do ano digo que será diferente, mas só me arrependo de não colocar o diferente em prática no fim do ano.
    Vou anotar suas diquinhas e ver se consigo por em prática.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é assim no começo do ano né? Eu te entendo totalmente, também tinha essa dificuldade e ainda tenho, principalmente se preciso fazer muitas coisas, mais de um curso e etc

      Excluir
  18. Organização é essencial né?! Não vivo sem algumas dicas que você citou, que já conhecia, hoje em dia :)
    Parabéns pelo post!

    www.mudancaselembrancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou terminando o Ensino Medio e se eu piscar, o ano ja acabou e o Enem ta ai... Eu to fazendo de tudo pra ficar organizada pra sair bem! Eu amo fazer resumos, chego em casa e faço um, é muito melhor para estudar <3
    Li Mais Um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre bom se organizar principalmente para o vestibular

      Excluir
  20. Gostei demais das dicas, achei super válidas e completas! Quem seguir fielmente essas dicas vai se dar muito bem!
    Eu sempre gostei de fazer resumos das matérias dadas em casa, junto eu pegava um livro sobre a matéria para complementar mais! Fazia isso uma hora por dia, e descansava por 10 minutos para não perder a concentração.Matéria dada era matéria estudada! Foi assim na facul e na pós! Passou rápido mais valeu a pena! ótimas dicas! Obrigada por compartilhar!

    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegar um livro para complementar é sempre a melhor opção, né? <3 Obrigada pela visita!

      Excluir
  21. Quantas dicassss, não estou estudando agora, mas vou deixar seu post aqui nos meus favoritos. Não sou organizada e sempre preciso desses incentivos. Quando eu finalmente for pra faculdade, vai me ajudar muito! Parabéns pelo post, você caprichou hein! Bem escrito, bem estruturado, e com várias dicas de verdade, parabéns novamente haha! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah que linda! *-* fico feliz que tenha gostado, e espero que realmente seja útil!

      Excluir
  22. Oooi seu post está sensacional, sempre vejo muitos desse tipo com dicas rasas e padrões, mas as suas são realmente o que todo estudante precisa seguir, uma parte que super me identifiquei foi " na faculdade é tanta matéria, que cada letra parece ser mega importante!" Caraaa, eu super gosto de passar a limpo justamente por isso, na hora de anotar algo da aula anoto no garrancho e não entendo mais nada depois, passando a limpo eu tenho a chance de estudar, revisar e ainda fazer um resumo do conteúdo. Adorei as outras dicas! ♥

    Peixinho Geek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza, pra mim isso é um grande elogio ainda mais vindo de você, eu adoro os seus posts e também os considero super completos!

      Excluir
  23. Olá, seu blog é ótimo, por isso e indiquei ao premio
    http://jordyalves.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  24. Caramba, Lê, que dicas maravilhosas!
    Eu não tenho nem uma dica pra dar simplesmente porque nunca fui dedicada assim. Eu tenho pretensão de fazer outra faculdade e pode ter certeza que vou lembrar dessas dicas uma por uma.
    Ninguém nunca me ensinou a estudar como você fez agora hahaha
    Sério, achei demais mesmo! Parabéns, aposto que você é uma aluna excelente <3

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que post maravilhoso! Cheio de dicas, bem estruturado... Com certeza eu vou precisar muito dele esse ano, sou muito desorganizada! Nesse ano entrei no ensino médio, a responsabilidade aumenta e etc.. Ainda mais com o blog, preciso urgente colocar essas dicas em prática hahaha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Nossa, que post maravilhoso! Cheio de dicas, bem estruturado... Com certeza eu vou precisar muito dele esse ano, sou muito desorganizada! Nesse ano entrei no ensino médio, a responsabilidade aumenta e etc.. Ainda mais com o blog, preciso urgente colocar essas dicas em prática hahaha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Amei as dicas! Apesar de a maioria das minhas materias serem práticas, preciso organizar meu tempo :/ gostei mt da ideia da panilha!
    O ano mal começou e já me sinto esgotada kkkk

    Fluorescente.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente quanto a se sentir esgotada, comigo é a mesma coisa D: não estava dando conta de várias coisas :/

      Excluir
  28. Essas dicas são muito boas para quem está estudando. Felizmente (rs) já passei dessa fase, mas para quem ainda está estudando é muito importante se organizar. E hoje em dia tb, tem a internet, o que ajuda muito! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Eu até tento, mas chega no meio do período fico parecendo aquele meme que joga tudo pro alto (e no fim pareço o meme recolhendo HAHAHAH)

    Beijos,
    Mari
    www.daruapralua.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk
      No começo sempre parece mais legal se organizar, né?

      Excluir
  30. Amei as dicas. Eu tô precisando fazer a do lembrete, guardo tudo na minha cabeça e as vezes esqueço de lago haha. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Ai, nem me fale! Hoje minhas aulas voltaram e já estou com vontade de morrer. Muito boas suas dicas, viu?

    Beijos,
    Leia a resenha de "O escolhido"

    ResponderExcluir
  32. Nossa, sou muito desorganizada e isso é péssimo, sempre me atrapalha, em qualquer coisa.
    Adorei as dicas e anotei todas. Obrigada por isso. Eu sempre gostei muito de estudar, agora que estou parada, sinto falta.

    Beijos
    Cami Santos
    www.camisantos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que fico parada também sinto, uma dica é ver cursos online.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. a maioria dessas dicas eu realmente uso porque sou muito procrastinadora e esquecida :b
    adorei seu post <3
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Uma coisa que funciona para mim na faculdade é fazer resumos e passar os rascunhos e resumos da matéria a limpo.

    ResponderExcluir
  36. Nem sei mais o que é estudar, mas confesso que ando super a fim de fazer alguns cursos. Eu era pessima para organizar meus horarios (ainda sou) huauhahua
    O que eu gostava era de colocar uma musica calma baixinha na hora de estudar. Bem legal o post.
    Ps. usa cor sim batom com cor é alegria cor traz nergia boa e positividade <3

    Te convido a ver meu ultimo video com style haul espero sua visita e que goste https://www.youtube.com/watch?v=vLaQMc6hRao

    ResponderExcluir
  37. Dicas super valiosas, sou bem desatenta e estudar em casa pra mim é uma tortura mas amei essas dicas <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!